O “Geração Muda Mundo – Jovens Transformando Sonhos em Ação” é uma iniciativa da Organização Ashoka ( http://www.ashoka.org.br/ ), que tem como objetivo orientar jovens para desenvolver e implementar projetos em suas comunidades de acordo a demanda.
O Projeto “O Som da fábrica”, nasce dessa iniciativa, em parceria com a Ashoka e a ONG Viração Educomunicação ( http://www.viracao.org/ ).
Os (as) jovens Carolina Timoteo e Lucas Cunha, adolescentes comunicadores da ONG Viração Educomunicação, passaram por longos processos de criação e apresentação para concorrerem ao Edital “Geração Munda Mundo – Jovens Transformando Sonhos em Ação” em novembro de 2010 e foram os percursores do projeto.
Na sua implementação o projeto ganhou também a parceria do “Cidadão do Mundo Arte e Cultura” ( http://cidadaodomundo.org.br ) e atualmente fazem parte do projeto as jovens, Carolina Timoteo, Natalia Bom Pessoni, Olivia Ricci e Simone Nascimento.
O Som da fábrica - Rock
A região do ABC paulista é conhecida nacionalmente por ser o pólo industrial de importância histórica. Berço do movimento sindicalista no Brasil teve um papel fundamental na luta contra a opressão do regime militar. Ao mesmo tempo, a região se desenvolvia economicamente e se urbanizava aceleradamente.
Neste contexto, o Rock surge na região em meados dos anos 80 e 90, traduzindo em música a agitação das grandes metrópoles que tão bem expressou a contestação, a rebeldia e os conflitos da juventude urbana, revelando um cenário fértil, de onde surgiram importantes bandas que influenciaram a cadeia produtiva nacional.
O projeto visa transmitir através de um programa radiofônico (web rádio) a influência e a importância das bandas de Rock Independente do ABC Paulista, a partir dos anos 80 no cenário da música nacional. Entrevistas, músicas e uma rádio novela farão parte da grade da rádio.